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terça-feira, 25 de março de 2014

SENHORES PREFEITOS E VEREADORES- NÃO É BRINQUEDO POLITICO O TRANSPORTE PÚBLICO!!!!!!!!

BOM COMEÇO DIZENDO COMO PRESIDENTE:ADALBERTO ALVES(PAULISTÃO)DA ASSOCIAÇÃO DOS USUÁRIOS DE TRANSPORTE COLETIVOS DE PASSAGEIROS RODOVIÁRIOS,FERROVIÁRIOS,HIDROVIÁRIOS,METROVIÁRIOS E  AÉREOS  DO ESTADO DE GOIAS,que a legislação brasileira estabelece que as linhas de ônibus municipais(com origem e destino no mesmo no município) devem ser administradas pela prefeitura.FALO QUE JÁ AS LINHAS QUE NASCEM OU COMEÇA EM UM MUNICÍPIO E MORREM OU TERMINA EM OUTRO,AS INTERMUNICIPAIS,SÃO DO ESTADO.ESSAS COMPETÊNCIAS SÃO INDELEGÁVEIS. DIGO QUIE O GERENCIAMENTO DO TRANSPORTE COLETIVO FICOU MUITO COMPLEXO COM O CRESCIMENTO DAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS E A CONURBAÇÃO DE MUNICÍPIOS.portanto,á maioria dos estados,incluindo SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO,resolveu seguir a LEGISLAÇÃO AO PÉ DA LETRA OU SEJA NA FORMA  LEI;as prefeituras cuidam exclusivamente das linhas que percorrem seu território  e os governos completam a prestação do servços administrando as linhas intermunicipais,mesmo as dos municípios(CONURBADOS).FALO A VOCÊS QUE APENAS (2) DUAS CAPITAIS BRASILEIRAS OPTARAM POR UM MODELO DIFERENTE;SÃO GOIÂNIA E RECIFE criaram um sistema de GERENCIAMENTO,UMA ESPECIE DE CONSORCIO ENTRE OS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA E O ESTADO.ASSIM,EM GOIAS ,OS (20)VINTE MUNICÍPIOS DA REGIÃO E O GOVERNO REUNIRAM-SE NA CÂMARA DELIBERATIVA DO TRANSPORTE COLETIVO(CDTC)para gerenciar o sistema e exercer em conjunto suas indelegáveis obrigações.DIGOQUE,SEGUNDO INFORMAÇÕES  QUE OBTIVE,SOBRE ESSE MODELO,QUE FOI CRIADO NO SEGUNDO GOVERNO DE MARCONI PERILLO,quando o gerenciamento do serviço era do estado.COM A FORTE CRISE DO TRANSPORTE NA ÉPOCA,provocada pela entrada dos perueiros no sistema com o transporte alternativos,houve uma negocição entre municipio e estado e do consenso nasceu esse modelo representado agora na (CDTC).ATUALMENTE O TRANSPORTE PASSA POR UMA NOVA CRISE.FALO QUE É DIFICIL UMA SEMANA SEM QUE SE REGISTREM UM PROTESTO EM GOIÂNIA.NA SEMANA PASSADA FORAM (2)DOIS;UM NO TERMINAL DOS BANDEIRAS E OUTRO NO TERMINAL MARANATA,QUE TERMINOU COM (7)SETE ÔNIBIUS DEPREDADOS.diferentemente do passado,quando houve negocição;agora há um improdutiva embate politico entre PREFEITURA E ESTADO,que entraram num perigoso jogo,transformando o transporte coletivo urbano em um mero JOGUETE POLITICO.(QUEM SOFRE É A POPULAÇÃO).há que se reconhecer que o estado tem investido mais recursos no transporte do que a prefeitura,com o subsidio da tarifa do EIXO ANHANGUERA e,agora,A CONCESSÃO DO PASSE LIVRE ESTUDANTILmas isso não lhe da o direito de se omitir no gerenciamento do sistema ou de propor mudança  na formação da CDTC E DA CMTC UNILATERALMENTE COMO FAZ AO ENVIAR  PROJETO DE LEI Á ASSEMBLEIA LEGISLATIVA,SEM DISCUTIR COM OS DEMAIS PARCEIROS.DEFINO DIZENDO QUE,UM PROJETO UNILATERAL DESTROI A POSSIBILIDADE DO CONSENSO que, por sua vez,inviabiliza a execução das politicas necessárias para melhorar o NOSSO TRANSPORTE PÚBLICO.sem consenso o que ocorrerá na praticaé a destruição do atual modelo adotado em goias.PORTANTO<RESTARA A CONSTRUÇÃO DE OUTRO ARRANJO LEGAL OU SEJA,DEVOLVER AO ESTADO E AOS MUNICÍPIOS SUAS COMPETÊNCIAS PARA GERIR  SUAS LINHAS INTERMUNICIPAIS E MUNICIPAIS.(NÓS DA AUTCG ESTAMOS ACOMPANHANDO).            UM  FORTE ABRAÇO  Á  TODOS

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