sábado, 30 de julho de 2011

EVENTO REALIZADO NESTE ANO (2011) COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO AMIGO MARCO DO VAL - SWAT DALLAS - USA.


AVARÉ - Avaré recebeu evento de porte internacional

Com a participação de policiais de vários países, como Argentina, México, Uruguaia, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela e até mesmo dos Estados Unidos, o Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (CATI) em parceria com a SWAT americana está realizando em Avaré um dos maiores treinamentos táticos policiais da América Latina, o 12º SWAT. O curso, voltado para agentes de segurança pública de todo o país, teve sua abertura oficial no último dia 5, no Hotel Villa Verde, e encerra-se no próximo sábado, 13. Na abertura, além da presença do fundador do CATI, Marcos do Val, destaque para a presença do ator Sandro Rocha, de Tropa de Elite 2.
O objetivo é agregar mais conhecimento técnico ao profissional da segurança, tornando mais seguro e eficiente o dia-a-dia dos policiais em operações de alto risco, preservando a vida, respeitando os direitos humanos, valorizando o trabalho em equipe e mantendo a eficácia da ordem pública sem utilização da força bruta.
O evento traz ao Brasil quatro oficiais da SWAT de Dallas, considerado o melhor departamento policial dos Estados Unidos, os quais de juntarão a policiais do BOPE/RJ, do GATE/SP, do GATE/MG, além de instrutores do CATI para ensinar técnicas de imobilização, Gerenciamento de Crises e Negociação com Reféns, Tiro em Baixa Luminosidade, Resgate de Reféns, Tiro em Ambientes Fechados, Assalto a Ônibus, Progressão em Favelas, Anti-Terrorismo (com foco na Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016), Resgate e Atendimento de Policial Ferido (APH Tático) e Simulação de operações SWAT.

Todas as técnicas estão sendo ensinadas da maneira mais real possível e os locais foram preparados para que as simulações remetam os participantes às verdadeiras ações policiais. Importante ressaltar que o curso é destinado somente a agentes que compõem a segurança pública do País, tais como policiais federais, civis, militares, além de integrantes da Forças Armadas.
O prefeito Rogélio Barcheti participou da abertura oficial no dia 5 e na terça-feira fez o papel de um policial ferido durante o treinamento de resgate de vítima e o vereador Rodivaldo Rípoli particiou de um simulado de resgate de pessoa sequestrada, fazendo o papel de vítima.

Sobre o Cati

É a única empresa multinacional de treinamento policial a ter autorização do Departamento de Dallas para recrutar os integrantes da SWAT para ministrar cursos ao redor do mundo. Uma de suas grandes ações foi o treinamento de urgência que realizou para os soldados norte-americanos que foram combater no Afeganistão. Tal credibilidade permitiu instalar uma filial no Texas (EUA), em Lisboa (Portugal) e uma em Vitória (ES).
O Centro também recebeu uma menção honrosa da Nasa, agência espacial norte-americana, que classificou o fundador do CATI, o brasileiro Marcos do Val, como um “profissional do mais alto nível de policiamento e táticas policiais”, após realizar o curso de Imobilizações Táticas para a agência. O objetivo foi capacitar a equipe para prevenção de ataques antiterroristas

Nenhum comentário:

Postar um comentário